Inauguração da Kora Caála

Nov 8, 2020

Cumprindo-se uma fase importante daempreitada “KORA Caála: 2ª fase”, da responsabilidade do consórcio ACA/AngolACA, foi inaugurada no passado dia 7 de Novembro a “Centralidade Fernando Faustino Muteka”, a nova centralidade da Caála, localizada no Huambo, contando com a presença da Exa. Srs. Ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira.

Na cerimónia, incluída nas comemorações dos 45 Anos de Independência Nacional, estiveram também presentes, a Governadora Provincial do Huambo - Lotti Nolika, o Ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território - Manuel Tavares de Almeida, o Ministro da Administração do Território - Marcy Lopes, o Ministro da Energia e Águas - João Baptista Borges, a Ministra da Saúde - Sílvia Lutucuta, a Ministra da Educação- Luísa Grilo, membros do Governo Provincial, da Administração Municipal e convidados.

Os trabalhos do consórcio consistiram na execução de uma avenida de ligação da EN120 à Centralidade, a construção de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água para consumo, assim como a construção de Infraestruturas para recolha e tratamento de águas residuais de mais de 4000 habitações.

trabalhos

Para além disso, estiveram também incluídos os de conclusão de infraestruturas internas da centralidade, nomeadamente, arranjos exteriores, reabilitação de rede elétrica, águas pluviais, águas residuais, construção de parques de lazer, entre outros. Também se executou a impermeabilização de coberturas de todos os edifícios com membrana TPO.

Com a inauguração da obra estão criadas as condições para alojamento de cerca de 28.000 pessoas.

Inicia-se agora o período de comissionamento da empreitada que poderá durar até 6 meses, durante o qual se dará continuidade à formação de quadros angolanos para operação e manutenção dos sistemas de tratamento de água para consumo e água residual.

outras noticias